Domingo, 09 de dezembro de 2018
  • Leitura
    A A
  • Imprimir
  • Indique nosso site

O que é Coleta Mecanizada?

O sistema de coleta do lixo Urbano é um serviço essencial para a população, sendo o mesmo realizado por trabalhadores erroneamente denominados lixeiros.

O nome correto para os trabalhadores que se dedicam à coleta do lixo Urbano é COLETORES, uma vez que não são eles os responsáveis pela geração do lixo e sim pelo seu recolhimento.

Na coleta manual os funcionários em ritmo determinado pela própria equipe se deslocam pelas ruas da cidade por vezes correndo e por vezes andando, fazendo manualmente a coleta dos sacos de lixo que ora são colocados e ora são lançados dentro da caçamba dos caminhões coletores, muitas vezes deixando resíduos sobre as vias públicas e mesmo nos locais de depósito do lixo, causando com isso focos para a atração de roedores, insetos e animais de uma maneira geral, que podem funcionar como vetores de doenças causando, assim, um problema de saúde pública.

Poder disponibilizar recipientes padronizados e de grandes volumes, adequados e que facilitem todo o sistema de coleta, minimizando problemas, sempre foi uma meta que hoje é praticada por um grande número de cidades.

Coleta Mecanizada é um sistema de coleta de lixo onde através da utilização destes grandes recipientes os resíduos ficam acondicionados em contêineres bem vedados e de fácil deslocamento e manuseio, podendo ser recolhidos em intervalos maiores de tempo, o que racionaliza os serviços, além de oferecer mais segurança aos funcionários, visto que os mesmos deixam de ter contato com o lixo.

Em virtude de com este sistema serem praticamente retirados das calçadas os sacos de lixo, temos além da melhora do impacto visual, a diminuição de restos alimentares, a diminuição de odores da decomposição dos mesmos, a diminuição da possibilidade dos sacos serem levados pelo vento e enxurrada causando com isso entupimento de galerias, como diminuição de cheias, quando no período de chuvas.